Skip to main content

Serviços

Conheça as áreas em que atuamos

Homeopatia

A homeopatia foi criada pelo médico alemão Dr. Christian Friederich Samuel Hahnemann em 1810, na Alemanha. A palavra Homeopatia quer dizer: homeo = semelhante + patia = doença e foi designada, assim, por Hahnemann para diferenciar da medicina usual da época que chamou de Alopatia, onde alos = contrários + patia = doença. A homeopatia é considerada uma ciência médica que usa, no tratamento de “doentes”, os medicamentos manipulados segundo uma farmacotécnica própria, sendo estes medicamentos originados dos reinos animal, vegetal e mineral. Essa terapia baseia-se na doutrina “Similia Similibus Curantum” (“coisas semelhantes curam-se com coisas semelhantes”).

Em Homeopatia, os pacientes são tratados de forma individualizada. É uma terapêutica que compreende o doente de forma física e mental (individualizando a sua história clínica e identificando os respectivos sinais e sintomas peculiares de cada um).

Indicações:

  • Distúrbios comportamentais (agressividade, timidez, ansiedade, automutilação, coprofagia, medos e fobias, gravidez psicológica, etc);
  • Problemas de pele (dermatite atópica, etc);
  • Problemas digestivos (sensibilidade alimentar, etc);
  • Transtornos renais, hepáticos, cardíacos;
  • Distúrbios endócrinos (hipo/hipertireoidismo. hipo/hiperadrenocorticismo, diabetes, etc);
  • Tratamento do câncer;
  • Entre outros.

Curiosidades

Na Alemanha, cerca de 90% dos veterinários prescrevem medicamentos homeopáticos. Existem diversas razões para essa preferência, por exemplo: Muitos donos de animais de estimação já tiveram experiências pessoais positivas com a homeopatia. Há também uma grande desconfiança quanto  aos tratamentos convencionais  (antibióticos e corticosteróides), em particular, associados a reações medicamentosas adversas. Não é raro, no caso de animais com doenças crônicas, o emprego da homeopatia como último recurso, depois que um tratamento convencional prolongado falhou em produzir qualquer melhora duradoura. Na pecuária, a homeopatia tornou-se uma alternativa viável para problemas como a legislação proibitiva ao uso de certos medicamentos, a resistência crescente das bactérias patogênicas aos antibióticos e o número cada vez maior de fazendas destinadas à produção de alimentos orgânicos.

Acupuntura

A Acupuntura é um tratamento que consiste na aplicação de agulhas em pontos definidos do corpo, chamados de “Acupontos”, que se distribuem principalmente sobre linhas chamadas de “canais”. Essa técnica, busca a recuperação do organismo como um todo, induzindo os processos regenerativos, normalizando as funções alteradas, reforçando o sistema imunológico e controlando a dor. A técnica é utilizada há milênios mostrando os seus benefícios aos indivíduos com problemas gastrointestinais, respiratórios, musculares, urológicos, endocrinológicos, neurológicos e até mesmo dermatológicos.

A acupuntura veterinária é, provavelmente, tão antiga quanto a história da acupuntura humana. Estima-se que ela vem sendo praticada há cerca de 4000 anos, tendo sua origem na mesma época em que surge a acupuntura humana, na China Antiga. No Ocidente, ela vem sendo utilizada há décadas na clínica de pequenos animais.

Este método terapêutico é baseado na substância fundamental chamada Qi, que significa energia da vida. A acupuntura atua harmonizando a energia vital. Ao fazer isso, há um estímulo do sistema imunológico que auxiliará na homeostasia e na capacidade de auto-cura do organismo. A acupuntura faz com que o organismo libere endorfinas e outros hormônios, ao mesmo tempo que há uma diminuição das inflamações sejam elas internas ou externas. Os benefícios da acupuntura para animais são inúmeros, e os responsáveis de cães e gatos a cada dia vêm se surpreendendo com os resultados.

Assim, a Acupuntura Veterinária torna-se uma excelente opção de tratamento para o seu pet!

Fitoterapia

A utilização da fitoterapia se confunde com a própria história…mas foi Hipócrates quem reuniu a totalidade dos conhecimentos médicos de seu tempo, onde descreve um medicamento vegetal para cada enfermidade e o seu tratamento correspondente. A fitoterapia (python = vegetal + therapeia = tratamento) emprega, exclusivamente, medicamentos de origem vegetal, utilizando as plantas de várias formas: secas ou frescas, na sua totalidade ou partes, extratos secos ou extratos líquidos. As plantas medicinais constituem o mais valioso recurso terapêutico oferecido pela natureza.

A Fitoterapia Veterinária é mais antiga que a própria história da humanidade, com relatos da observação do homem das cavernas aos animais comendo as plantas para alívio de suas enfermidades…

Todos nós fizemos uso da fitoterapia em algum momento da nossa vida, seja na forma de chá, extrato, óleo, entre outros em busca da cura ou alívio para alguma enfermidade que nos atormentava.

Por que não tratar os nossos animais através dessa terapia tão antiga e eficaz?

Fisioterapia

A Fisioterapia, na medicina Veterinária, é uma especialidade de extrema importância para a recuperação dos animais. Previne e trata alterações genéticas, traumas além de doenças adquiridas.

Oferece enorme bem estar, melhorando a qualidade de vida dos animais.

É importante ressaltar que a Fisioterapia não só reabilita,  mas também cura, previne e proporciona um enorme bem estar aos animais.

Principais indicações:

  • Doenças articulares (artrite/artrose);
  • Fraturas;
  • Hérnias de disco;
  • Lesões em tendões e ligamentos;
  • Pré/Pós-operatório ortopédico e/ou neurológico;
  • Obesidade.

Hidroterapia

Hidroterapia em animais é uma poderosa aliada na fisioterapia veterinária, especialmente por trabalhar todos os grupos de músculos e estruturas do corpinho do animal, permitindo um trabalho de reabilitação completo e proporcionando mais saúde e qualidade de vida a ele.

No mundo animal, as técnicas mais utilizadas são as de natação e hidroesteira ou esteira aquática.  A Hidroesteira para cães é utilizada por profissionais de fisioterapia veterinária para reabilitação física dos animais, ganho de massa muscular e uma excelente alternativa em casos de obesidade.

A Hidroterapia promove fortalecimento muscular, melhora o sistema cardiorrespiratório, ajuda na perda de peso, auxilia a reabilitação ortopédica e neurológica. Tudo isso com menos impacto nas articulações devido ao empuxo gerado pela água, deixando o corpo mais leve.

Ainda promove a movimentação de toda sua musculatura e articulações e é um tratamento complementar juntamente com outras atividades da fisioterapia veterinária.

Os benefícios da esteira aquática são: recuperação de lesões; auxilia no retorno da função motora, melhora do equilíbrio e coordenação; aumento da amplitude dos movimentos; alívio de dores nas articulações; fortalecimento dos músculos e melhora no condicionamento físico.

Reabilitação

A reabilitação, na medicina Veterinária, é uma especialidade de extrema importância para o tratamento de animais com problemas ortopédicos, neurológicos e também de animais idosos e obesos.

Fisioterapia, Acupuntura, cromoterapia e ozonioteria, estão entre os tratamentos mais utilizados na reabilitação de pets.  Previne e trata alterações genéticas, traumas além de doenças adquiridas.

Oferece enorme bem estar, melhorando a qualidade de vida dos animais.

Utilizando técnicas semelhantes às utilizadas na Fisioterapia humana, porém, totalmente voltada para os animais.

Além disso, é possível realizar exercício em uma esteira subaquática, facilitando o apoio do membro afetado, com menor impacto nas articulações, maior ganho de massa muscular e perda de peso.

Dietoterapia/Alimentação Natural

Desde que mundo é mundo, o que é básico já se sabe: precisamos ser bem alimentados com comida de verdade, frutas, legumes, verduras, carnes, água de boa qualidade e etc. Hipócrates já dizia “Deixe o seu alimento ser o seu remédio e o seu remédio ser o seu alimento”.

Com uma alimentação balanceada nutrimos o organismo dos nossos pets de forma adequada e o que é mais interessante, não intoxicamos o corpinho deles com todas as toxinas necessárias para a fabricação e conservação das rações.

Com certeza alguém já teve a curiosidade de ler o rótulo da ração do seu pet e viu diversas substancia que nem sabia o que eram como acidulantes, edulcorantes, aromatizantes, estabilizantes, palatabilizantes, entre outros.

Pois é, todo alimento que está dentro de um saquinho pronto para o consumo é produto alimentício, já deixou de ser alimento, já passou por processamento que descaracterizou e adicionou produto químico para conseguir uma maior durabilidade na prateleira. Claro, é bem mais fácil, prático e rápido abrir um saquinho e já ter o produto ali para servir, mas lembre-se não está nem perto de ser melhor para o seu companheiro.

O que propomos hoje é a alimentação natural para o seu pet, é mais trabalhoso? Sim, mas nem tanto como você imagina! Mas com certeza, é mais gostoso, mais saudável, mais barato e mais prazeroso de ver e saber que o seu companheiro está se alimentando bem, está bem nutrido.

Para se fazer uma alimentação natural para o seu animal, você deve procurar um médico veterinário habilitado para a prescrição da dieta e deve haver um acompanhamento com modificação dos alimentos quando necessário, monitoramento do peso, assim como a realização de exames periódicos. Dessa forma, será difícil você ser pego de surpresa com alguma doença inesperada, pois estará oferecendo uma alimentação de qualidade com um acompanhamento frequente. Pense nisso!

Antroposofia

A Medicina Antroposófica surgiu na Europa no início do século XX, baseada na imagem do homem trazida pela Antroposofia ou Ciência Espiritual do filósofo austríaco Rudolf Steiner (1861 – 1925). A pioneira desse trabalho foi a médica Ita Wegman (1874 – 1943), que a partir de diálogos com Rudolf Steiner, desenvolveu as bases de uma nova arte médica, indicando medicamentos e terapias para diversas doenças.

Os princípios da medicina antroposófica se fundamentam nas pesquisas desenvolvidas pelo Dr. Rudolf Steiner e pela Dra. Ita Wegman, tornando esses resultados sistematicamente aplicáveis na medicina. O impulso terapêutico da Antroposofia busca a harmonia entre o espírito, a alma e o corpo, proporcionando também, a compreensão do homem em suas relações com o cosmos e os diferentes reinos da natureza.

Os tratamentos se baseiam no conhecimento das relações específicas do homem com os mundos mineral, vegetal e animal, o que permite usar elementos desses reinos ou desenvolver novos medicamentos baseados nesses conhecimentos.

Fonte: ABMA  (Associação Brasileira de Medicina Antroposófica)

Ozonioterapia

Ozônioterapia – O3

A ozonioterapia é uma técnica que utiliza a aplicação de uma mistura dos gases oxigênio e ozônio, por diversas vias de administração,  com finalidade terapêutica.  Ozônio medicinal é sempre uma mistura de ozônio e oxigênio. O profissional habilitado determina a dose adequada e a via de aplicação de acordo com a indicação e as condições do paciente.

As aplicações de Ozonioterapia são determinadas por suas propriedades antiinflamatórias, antissépticas, de modulação do estresse oxidativo, de melhora da circulação periférica e da oxigenação. Isto determina o amplo número de patologias em que a Ozonioterapia pode ser utilizada de modo isolado ou complementar.

 O ozônio medicinal pode ser indicado para o tratamento de:

  • Problemas circulatórios;
  • Diversas doenças e condições do paciente idoso;
  • Doenças causadas por vírus, tais como hepatites, Herpes simples e Herpes zoster;
  • Feridas infectadas quaisquer, inflamadas, de difícil cicatrização, como úlceras nas pernas, de origem vascular, arterial ou venosas (varizes), úlceras por insuficiência arterial, úlcera diabética, risco de gangrena;
  • Colites e outras inflamações intestinais crônicas;
  • Queimaduras;
  • Hérnia de disco, protrusão discal, dores lombares;
  • Dores articulares decorrentes de doenças inflamatórias crônicas;
  • Imunoativação geral;
  • Como terapia complementar para vários tipos de câncer.

Terapia Neural

A Terapia Neural busca neutralizar as irritações do sistema nervoso vegetativo. Estes podem desencadear um sinal clínico ou patologia crônica que não obtém melhora clínica com outras terapias. Ela procura principalmente estabilizar, promover a homeostasia do organismo, buscando seu equilíbrio.

O objetivo do terapeuta neural é identificar a partir da história de vida do paciente em que lugar do corpo pode haver uma fibra nervosa irritada que pode ser chamado de campos interferentes, que pode ser responsável por um sinal clínico ou uma enfermidade crônica ou não, e assim estimular sua reparação, permitindo que o organismo volte a exercer com êxito sua função.

Fonte: IBTN (Instituto Brasileiro de Terapia Neural)

Homotoxicologia

A homotoxicologia originou-se na Alemanha, na década de 30, e chegou ao Brasil apenas em 2002.

É considerada uma ciência que busca identificar a presença de substâncias tóxicas acumuladas no organismo através de alimentos, medicamentos, água, metais pesados, radiações e outros que podem provocar danos ou lesões nos órgãos, além de enfermidades como alergias, infecções crônicas ou recorrentes, intoxicações e doenças autoimunes.

Assemelha-se à homeopatia pelas substâncias utilizadas em seus medicamentos e se difere pelo fato dos preparos anti-homotóxicos utilizarem um mesmo princípio ativo com várias diluições.

Animais Silvestres

A clínica médica e cirúrgica de animais silvestres e exóticos tem o objetivo de proporcionar o bem estar dos pets não convencionais como aves, répteis, roedores e coelhos, fomentando sua saúde por meio de orientações sobre nutrição balanceada, manejo adequado à espécie e avaliações preventivas de rotina e, quando necessário, o diagnóstico e tratamento de eventuais doenças que possam acometer estes animais.

Terapia Vibracional

As essências vibracionais compõem um grupo de substâncias obtidas de florais essenciais, possuindo uma ação, exclusivamente, Biofísica atuando na harmonização do corpo e da mente, tendo como finalidade o tratamento de doenças agudas e crônicas, que ocasionem a perda da energia vital e a perda da Homeostase.

Ainda, essa terapia é reconhecida por diversos profissionais da saúde e pode ser indicada para o tratamento de diversas enfermidades como:

  • Insônia;
  • Ansiedade;
  • Síndrome do pânico;
  • Alergias;
  • Doenças degenerativas;
  • Diabetes;
  • Doenças cardíacas e da coluna vertebral;
  • Câncer;
  • Artrite e artrose;
  • Desequilíbrios Endócrinos;
  • Doenças Infecto-Contagiosas;
  • Detecção de intoxicação por metais pesados e toxinas diversas.

Cromoterapia

A cromoterapia é um tipo de tratamento que consiste na utilização das cores para curar doenças e restaurar o equilíbrio físico e emocional do paciente. A palavra tem origem no grego “khrôma” que significa “cor”.

Parceiros

Conheça nossos parceiros